Pastel de Belém / Pastel de Natas

O Pastel de Belém ou Pastel de Natas é um doce tradicional da culinária Portuguesa, surgiu em 1837 na cidade de  Belém (bairro de Lisboa), os monges do Mosteiro dos Jeronimos tentam fazer subsistir a ordem. Começam então a vender pastéis de nata, afim de ganhar dinheiro, numa pequena pastelaria contígua ao mosteiro.
Naquela época, Lisboa e Belém eram duas cidades distintas ligadas por embarcações a vapor. A presença do Mosteiro e a Torre de Belém atraiam muitos turistas que ficavam admirados pela beleza e bom sabor que estes tinham: pastéis de Belém.

A sua receita foi logo bem guardada. Os chefes pasteleiros são os únicos a conhecer o segredo, e devem prestar juramento de silencio para salvaguardar esta famosa receita gastronómica. Ainda hoje, estes chefes pasteleiros fabricam sempre artesanalmente estes deliciosos pastéis.

No entanto, hoje em dia qualquer café ou pastelaria em Portugal oferece-lhe pastéis de nata, mas a origem vem de Belém, tanto que a casa fundadora guardou a denominação "Pastéis de Belém".

Aqui vai a receita:

Rendimento: 20 pastéis

Ingredientes:

300 g de farinha
250 g de margarina
para folhados
Sal e água quanto baste
500ml de natas
9 gemas
9 colheres
de sopa de açúcar 



Como Fazer:

Misture a farinha e o sal diluído na água e trabalhe a massa até ligar. Divida a margarina em 3 porções. Estenda a massa, espalhe sobre ela uma das porções de margarina e enrole com em tapete.
Repita esta operação mais duas vezes até esgotar a margarina. No final, deixe descansar 20 minutos.
Em seguida, corte a massa em fatias com cerca de 2 cm de espessura e depois coloque cada fatia sobre uma forma lisa própria para queques. Rode com dois polegares a forma num sentido, espalhado a massa de modo a encher com ela a forma toda.
Enquanto isso, leve ao fogo em banho-maria as gemas batidas com açúcar e as natas até o preparado engrossar.Deixe esfriar e deite1 colher de sobremesa de recheio em cada forma.
Leve as formas ao forno até os pastéis ficarem cozidos e tostados.  


    Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

    0 comentários: on "Pastel de Belém / Pastel de Natas"

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.